26 agosto 2015

CASE: McWhooper, Peace One Day e viralização

Hoje, tudo o que se falou nas redes sociais e mídias tradicionais foi a respeito da nova ação do Burger King.
A empresa lançou uma proposta, bastante pública, a seu maior concorrente - o McDonald's.

(McWhooper: será que essa ideia vai vingar?)

A proposta era que as duas empresas unissem seus mais famosos hambúrguers, Big Mac e Whooper, para criar o McWhooper.
Esse hambúrguer especial seria vendido durante um dia, na cidade de Atlanta, e toda a renda seria revertida para a organização Peace One Day.

O Burger King mostrou uma grande preparação nesta ação, pois além de divulgar uma carta aberta ao McDonald's nos maiores jornais norte americanos, a empresa já lançou site oficial da ação e vídeos promocionais. O BK foi até ao ponto de sugerir quais ingredientes o McDonald's deveria fornecer ao sanduíche, quantos funcionários seriam alocados no dia, qual o uniforme usado e o layout da loja.

(proposta de popup store do McWhooper)

A resposta do McDonalds até agora foi considerada fraca pela maior parte do público. O fast food divulgou uma carta de seu CEO Steve Easterbrook por suas mídias sociais.
Na carta, Easterbrook não se compromete com a ideia e deixa a situação em aberto. Ele afirma que empresas do porte do McDonald's e do Burguer King podem fazer mais pela paz mundial do que o proposto.
Enquanto muitas pessoas se revoltaram com a falta de visão do McDonalds, outros afirmam que essa carta não foi o final do assunto. Easterbrook deixa claro na carta que está disposto a conversa e acredita-se que a equipe de marketing e estratégia do McDonalds está reunida pensando em como virar o jogo para seu time.

(carta resposta do McDonalds divulgada em redes sociais)

O mais interessante na história toda é a enorme repercussão mundial. Os principais jornais do mundo já divulgaram e se posicionaram a respeito da ação, mas a discussão ainda está muito focada na figura das duas grandes empresas e pouco de atenção sobrou a organização Peace One Day  e sua causa.
A Peace One Day é parte da ONU tem como objetivo institucionalizar o Dia da Paz no 21 de setembro. Neste dia, a organização promove encontros, palestras, eventos e festas para comemorar a Paz e conscientizar o público a respeito dos territórios em guerra no nosso planeta.

(Peace One Day - organização da ONU que ficou de escanteio no meio de toda situação)

Resta agora aguardar os novos capítulos dessa ação, esperar a tréplica do Burger King e torcer para que o McDonald's responda à altura da situação.

Fontes:
Peace One Day
McWhooper


Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br