04 outubro 2011

TEDx Vale dos Vinhedos 2011, por Diego Veiga




No ultimo sábado, tivemos, aqui no Rio Grande do Sul, a edição do TEDxValedosVinhedos. O tema do evento era 'Futuros Possíveis'.


Na ocasião, como organizador (e a INEX marketing como patrona) abri o evento junto com o Alexandre Godoy (da Mazah Live Marketing, patrona junto conosco).


Iniciamos o evento colocando nosso interesse em vivenciar um dia rico, não só pela troca de experiências e conhecimentos, mas também pela promoção de uma ampla e profunda reflexão em cada um dos presentes sobre seu papel, propósito e atitudes diárias na construção daquilo que vivenciaremos 'ali na frente'.


Hoje, passados já alguns dias do término do evento, vejo reverberando ainda em redes sociais, blogs, troca de e-mails e conversas, percepções e dizeres que atestam êxito nestas nossas intenções.


Como nosso papel, é claro, fica a função de analisar com cuidado os retornos, acertos, erros, etc. durante todo o processo, para que possamos aprimorar o próximo encontro. Mas isto tudo se refere a questões estritamente racionais. Previsíveis e de certa forma 'óbvias'.


Pois foi em questões mais subjetivas/emocionais que resolvi me prender neste momento.


Ao encerrar mais uma participação em um evento TEDx, vi alguns entendimentos sobre a proposta do mesmo serem recicladas em minha mente.
Fotos: Adriano do Canto

Por muito tempo conceituei o TED como um evento que brinda e espalha conhecimento e excelentes projetos/iniciativas em diferentes áreas de atuação do ser humano.


Neste sábado, acredito ter alcançado um entendimento (para mim) um pouco mais nítido sobre aquilo que, realmente, se trata esta plataforma.


O TED é um evento de CRENÇAS. Seja de quem palestra, seja de quem se inscreve, seja de quem organiza ou colabora.


Não restam dúvidas sobre a dificuldade de empreender determinadas iniciativas e projetos em um ambiente tão voraz e competitivo como o mercado em que vivemos. Mas o que torna isto tão interessante é o fato de visualizar tanta gente que acredita em suas idéias/ideais e que está constantemente buscando evoluir.


Conceitos como inovação, sustentabilidade, solidariedade, relacionamento, etc. tão 'batidos' hoje em dia foram discutidos em abundância (muitas vezes nas entrelinhas) sem ser óbvios ou teóricos, mas sim vivenciais.


Vi isto tão claro porque só através destas crenças é que se pode alcançar um ambiente tão positivo, uma energia tão transcendental como a criada neste último sábado, em um local tão inspirador como o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. É uma pena que aqueles que se inscreveram e apresentavam alto interesse em ir não puderam por limitações estruturais (tanto do local quanto em função de regras do próprio TED), porque as palestras que vão a web compartilham fortemente o conhecimento. Quem estava lá, mais do que isso, compartilhou convicções.


Fotos: Adriano do Canto

Obrigado mais uma vez às pessoas (e empresas através destas) que auxiliaram a promover tal interação e energia.

Fotos: Adriano do Canto

Fotos, vídeos e detalhes sobre o evento podem ser encontrados através das já tradicionais plataformas do mundo virtual:


TEDx Vale dos Vinhedos
Facebook/TEDxVV
@TEDxV_Vinhedos
#TEDxVV
TEDxVV no Google
TEDxVV no Vimeo
TEDxVV no Flickr


A intenção neste momento (e aqui) não é a de trazer uma visão sobre o conteúdo do que lá foi dito, mas sim buscar uma forma de externar o sentimento sobre o que é possível quando há convicção naquilo que se pratica. Assim que possível as palestras também vão ao ar.


Até breve.
Diego Veiga

@InexMarketing
Facebook/InexMarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br