27 junho 2011

EMPREENDEDORISMO - Pequenos podem lucrar com impressoras 3D

Com preços cada vez mais acessíveis, as impressoras 3D estão transformando-se em fonte de receita para pequenos negócios, que utilizam os equipamentos para produzir protótipos e maquetes com maior agilidade custos menores.


A HP deu sua contribuição para o desenvolvimento do mercado, lançando no final do ano passado a Designjet 3D, primeiro modelo de um grande fabricante a atingir um patamar de preço considerado razoável pelo mercado. Fruto de uma parceria com a Stratasys, que desenvolveu a tecnologia do produto, o equipamento foi lançado por menos de 17,5 mil dólares no mercado europeu – e o preço só vem caindo desde então.
 
Apesar de considerado um produto de nicho (para arquitetos, engenheros e designers), há uma numerosa gama de possibilidades de uso, como maquetes, plantas 3D, protótipos e até avatares, como exposto anteriormente.
Ainda não é vislumbrado como "fábrica de garagem", principalmente no Brasil. No entanto, é percebido como oportunidade para os pequenos empresários, já que possibilita uma solução de qualidade a menor custo.
 
Um exemplo bem básico para utilização desta tecnologia é essa empresa, localizada na La Rambla, em Barcelona. Ponto turístico certo dos visitantes da cidade, os empreendedores criaram uma forma de tornar a visita única, através do projeto "Be your own souvenir":
 
 
Fonte: Portal Exame
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br